Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

Como converter arquivos de Receptores de Tv a Cabo na extensão ".trp" para ".mp4"

Várias operadoras de Tv por assinatura do mercado brasileiro oferecem a opção de gravação. Umas oferecem a opção de gravação externa somente no pen-drive, outras oferecem o serviço de gravação num HD interno. A operadora de Tv por assinatura da minha cidade, a Cabo Telecom, oferece as duas opções, a externa e a interna. No caso da gravação interna, o meu receptor oferece a transferência de arquivos para um dispositivo externo, como um pen-drive, por exemplo. O único problema é o formato de arquivos, o meu receptor grava em ".trp", um formato pouco conhecido e há poucos programas que convertem e mesmo assim, a maioria são programas pagos. A dica que eu dou é que a conversão seja no Linux, com um programa gratuito chamado ffmpeg.

   
 A instalação do ffmpeg no Linux pode ser feita executando o seguinte comando no terminal:
sudo apt-get install ffmpeg


Com o ffmpeg instalado, agora você já pode dar os comandos para converter o arquivo. Primeiramente você acessa o local onde o arquivo ".trp" está localizado. Eu o coloquei na pasta raiz dos arquivos, na pasta home.

ffmpeg -i 'arquivo_de_entrada.trp' -vcodec copy -acodec copy -f mp4 'arquivo_de_saida.mp4'


Processo de Conversão:

 

Conversão Finalizada:

 

Agora você já pode buscar o arquivo na pasta que você salvou.

   

 Com todo o processo de conversão terminado, você já pode buscar o arquivo para fazer uso e editá-lo.

0 comentários:

Postar um comentário