Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

Programando em Java no NetBeans IDE: Criando projetos

Nos posts anteriores, eu dei uma introdução, comecei a falar sobre o desenvolvimento desktop, sobre o NetBeans IDE e sobre a Linguagem de programação Java, agora eu vou começar a parte prática, vou postar os tutoriais falando sobre os principais componentes do NetBeans IDE, sobre o seu uso para desenvolver aplicações para computadores. Por enquanto estou utilizando o NetBeans 7.0, a versão mais atual de hoje.Para começar, iniciar o NetBeans e vamos criar nele o primeiro projeto, é só clicar naquela pastinha amarela lá em cima conforme a imagem abaixo:
Após você clicar em novo projeto, abrirá uma janela em que você escolherá o tipo de projeto em que você irá trabalhar, você dará um nome ao projeto e escolherá. O tipo de projeto que você selecionará é: "Aplicativo Java" e de qualquer nome, eu coloquei "meuPrimeiroProjeto". No segundo formulário a seguir, deixe a opção "criar classe principal" desmarcada.
Pronto, criamos o nosso projeto no NetBeans. Você deve ter visto uma coisa chamada "pacotes de código fonte", quando expande a pasta do projeto. Ele serve para a melhor organização do código-fonte do projeto, para você separar por blocos, em módulos.
Feito esses passos, vamos adicionar o nosso primeiro formulário ao projeto, é só clicar com o botão direito na pastinha do projeto, na guia de projetos, ir em "novo" e clicar em "Formulario JFrame", abrirá uma guia em que você dará o nome ao formulário, dê qualquer nome a ele.
Pronto, agora colocamos o primeiro formulário no nosso projeto.

0 comentários:

Postar um comentário