Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

Desenvolvimento Desktop: NetBeans IDE

Como havia falado a alguns posts atrás iria começar a falar sobre desenvolvimento desktop, para começar os tutorias sobre desenvolvimento, vou começar a falar sobre o ambiente, sobre IDE que vou usar para o desenvolvimento: inicialmente vou usar o NetBeans.
O NetBeans, como foi falado, é um software ambiente de desenvolvimento, ele disponibiliza várias ferramentas e é um software multiplataforma, ou seja, ele está disponível em versões para vários sistemas operacionais, existe o netbeans tanto para windows, quanto para linux e etc. Ele é muito usado por profissionais na área de programação para escrever, compilar, debugar, instalar aplicações profissionais, tanto para computadores pessoais, quanto para mobile (celulares, por exemplo). O NetBeans é um software gratuito de código aberto usado por desenvolvedores que programam em Java, C/C++, PHP, entre outras.O netbeans iniciou-se em 1996, o projeto começou com dois estudantes tchecos, em uma universidade em Praga, quando a linguagem Java não era tão popular como hoje. O seu primeiro nome foi "xelfi", em aluzão ao delphi, pois a pretensão inicial do projeto era fazer que o netbens possuísse funções semelhantes ao do delphi, mas usando a linguagem Java, foi feita alusão ao delphi porque é um ambiente em que os seus componentes visuais são muito fáceis de usar. Em 1999, o projeto evoluiu para um IDE proprietário, com o nome de NetBeans DeveloperX2, nome que veio da reutilização de componentes que eram a base do Java. A Sun havia desistido de sua IDE Java Workshop, e buscava por novas iniciativas e adquiriu o NetBeans DeveloperX2, que foi incorporado à sua linha de softwares. O NetBeans tem muitas vantagens, porque é uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento de aplicações robustas e profissionais, fácil de usar e seu ambiente visual facilita a interação com o desenvolvedor, auxiliando-o na criação do código e é gratuito !
  • Como obter o NetBeans
O netbeans pode ser obtido gratuitamente no em seu site, na página de downloads http://netbeans.org/downloads/index.html, recomento o download da segunda ou da quinta opção, a segunda é mais pra programação em java, a quinta faz tudo que a segunda faz e tem mais outros recursos (PHP, C/C++....).
Além disso, tem que baixar também o Java JDK, O JDK é necessário para instalar e executar o Java SE, Java EE e todos os componentes do Netbeans. Você pode baixar o JDK independente ou a última versão do JDK com o NetBeans IDE Java SE embutido. O JDK pode ser baixado neste link: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/java-se-jdk-7-download-432154.html
Você instala primeiramente o JDK e depois dele você instala o netbeans. A instalação do netbeans não é uma coisa complicada, portanto, não falarei sobre ela nessa postagem.
  • Requisitos mínimos para a instalação do NetBeans
O netbeans é um ambiente que não presisa de tantos recursos de hardware e software assim para rodar bem numa máquina, mas para instalá-lo é recomendado que ela tenha:
  • Processador Intel Pentium III 2.13 GHz (ou superior, eu rodava num netbook com 1,66 GHz de frequência sem problema nenhum).
  • 512 MB de memória RAM (é recomendado 1 GB).
  • Resolução de vídeo 1024 x 768 e display de 32-bit.
  • 400 MB de espaço disponível em disco.
Nos próximos posts, estarei falando sobre a linguagem de programação Java, linguagem usada pelo netbeans  no desenvolvimento para desktops.

0 comentários:

Postar um comentário