Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

Programando em Java no NetBeans IDE: Componentes Gráficos - Parte 1 - Rótulos, Caixas de Texto e Botões

Os componentes gráficos do swing são os componente que estão presentes no formulários Java, é composto de Botões, Caixas de Texto, Rótulos, Botões de Seleção, Painéis e etc.. eles estão presentes no formulários dos programas e servem para você construir ambientes gráficos para o usuário usar, dando assim, uma maior interatividade a ele.

Uma coisa importante, é necessário sempre fazer interfaces fáceis de usar, que não complique muito a vida do usuário, um programa tem que ser feito com o mínimo de formulários possíveis, para isso, é preciso ter muito bom censo. É sempre importante desenvolver softwares com interfaces bonitas.

A paleta de componentes gráficos geralmente estão à direita da tela e hoje vou falar basicamente sobre três delas: Rótulos, Caixas de Texto e Botões.

- Rótulos (jLabel)
Adicionando o Rótulo ao Formulário
Rótulo (ou label) é um componente gráfico que serve para inserir textos nos formulários, textos para informar o usuário. Para adicioná-lo, você clica em rótulo na paleta do Swing e arrasta-o até o formulário.
Propriedades do Rótulo: Você deve ter notado uma guia de propriedades também no lado direito do ambiente NetBeans, como próprio nome sugere, ele cuida de toda a formatação dos componentes dos formulários e dos formulários do projeto. Os rótulos possuem algumas propriedades, vou listar aqui as principais e mais úteis:
  • background: mudar a cor de fundo do texto
  • text: mudar o texto que aparece no rótulo
  • font: mudar o tamanho do texto, colocar em negrito, itálico, sublinhado, cuidar de toda a formatação do texto
  • foreground: mudar a cor do texto
  • horizontalAlignment: permite o alinhamento horizontal do texto, da propriedade text em relação às dimensões do componente.
  • verticalAlignment: permite o alinhamento vertical do texto, da propriedade text em relação às dimensões do componente.
Agora vamos usar algumas propriedades na prática, vamos criar um formulário com um rótulo com cor de texto vermelho com tamanho da fonte 18, negrito e itálico (ufa!).
Primeiramente vamos mudar a cor do texto, para isso modificaremos a propriedade foreground:
Depois, modificaremos o texto que aparecerá no Rótulo, aqui, eu coloquei NetBeans IDE, coloque o texto de sua preferência na propriedade text.
Agora vamos colocar a fonte 18 negrito e itálico, para isso, modificaremos a propriedade font.
Pronto, terminamos, agora você executa o projeto apertando F6, é para ficar mais ou menos como a imagem ao lado., agora terminamos de mexer no rótulo e partiremos agora para o campo de texto.- Caixa de Texto (jTextField) Caixa de texto, como o próprio nome sugere, é um componente gráfico que serve para inserirmos textos que serão usados nos formulários, que servirão para operações (ex. uma calculadora), preencher formulários (ex. cadastros), login (colocar usuário e senha). Propriedades do Caixa de Texto:Assim como no rótulo, você poderá personalizar a sua caixa de texto:
  • font: mudar o tamanho do texto, colocar em negrito, itálico, sublinhado, cuidar de toda a formatação do texto;
  • foreground: para mudar a cor do texto;
  • backgound: mudar a cor do fundo da caixa de texto;
  • text: você diz qual o texto que aparecerá na caixa de texto quando o formulário for aberto. (Ex. digite aqui o seu nome);
  • tamanho vertical e tamanho horizontal:  utilizado para alterar as dimensões de altura e largura do componente, permitindo mudar o tamanho padrão tanto através do número de pixels, como diretamente no componente.
Agora vamos praticar: vamos criar uma caixa de texto com o texto ABC FUTEBOL CLUBE, com fundo preto, cor do texto branco e tamanho 36.
Vamos adicionar o texto: é só mudar a propriedade text da caixa de texto conforme a imagem ao lado.
Depois, coloque o tamanho da letra tamanho 36 na propriedade font.
Depois disso você muda a cor do texto para branco e o plano de fundo, nas propriedades foreground e background, respectivamente, conforme a imagem ao lado.
Ao final de todos os passos, ficará mais ou menos assim:
- Botão (jButton)
No uso diário do computador, você deve ter percebido botões em várias interfaces e já tem, pelo menos, alguma idéia de pra que ele serve, ele ativa certas ações no fórmulário (ex. realiza confirmações, abre novas janelas, termina um cadastro, fecha um programa..... dentre muitas outras).  O seu uso não tem muito mistério, é somente clicar e a ação é executada.
Uma de suas principais propriedades é a enabled, que deixa o botão clicável, ou não. Outra importante é a toolTipTex, que exibe uma legenda quando se passa o mouse em cima do botão. Ele também possui aquelas propriedades básicas do Rótulo e Caixa de texto (text, font, foreground e etc.).
Agora que já aprendemos sobre esses 3 componentes, vamos fazer um exemplo mais prático que use todos os 3, pra isso, vamos criar um projeto que contenha um formulário e dentro dele, tenha 1 rótulo, 2 caixa de texto e 1 botão. O programa tem que fazer o seguinte: quando clicarmos no botão, o texto que estiver na primeira caixa de texto será copiado para o rótulo e para a segunda caixa de texto.
1º Passo: A interface, faça mais ou menos assim:
2º Passo: O código, dê um duplo clique no botão, ao fazer isso, abrirá o código-fonte do formulário e no procedimento do botão, você insere o seguinte código, que fará que o que estiver na primeira caixa de texto seja copiado para a outra caixa de texto e para o rótulo:
jTextField2.setText(jTextField1.getText());
jLabel1.setText(jTextField1.getText());
Agora você executa o programa, apertando f6, e testa o que foi feito.
Com o conteúdo desse tutorial, você poderá fazer vários outros pequenos projetos no netbeans.

0 comentários:

Postar um comentário