Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

Como instalar programas ".bin" no linux - Instalação do Adobe Air no Linux (Ubuntu 9.10)

A instalação de programas no Linux não é como no Windows, que só apertamos Enter ou damos um duplo clique no arquivo que começa a instalação. Geralmente as distribuições Linux disponibilizam uma central de programas com diversos aplicativos, mas quando você não encontra, o jeito é ir atrás. Uma das extensões de aplicativos para Linux é a ".bin", ela não instala apertando Enter ou dando um duplo clique em seu arquivo. Temos que fazer tudo manualmente pelo terminal. Para este tutorial instalaremos o Adobe AIR, siga os seguintes passos: O Linux usado neste exemplo é no Ubuntu 9.10, o passo-a-passo a seguir serve para qualquer versão.

1) Baixe o Adobe AIR em: http://get.adobe.com/br/air/

2) Aperte como botão direito do mouse em cima do arquivo ".bin", clique na guia permissões e marque a opção "Permitir execução do arquivo como um programa", pois o abriremos com o terminal, e se esta opção estiver desmarcada teremos um erro lá na frente.

3) Abra o Terminal e execute o comando "sudo su" e digite a senha para você assumir a identidade de qualquer usuário no computador, para poder fazer a mudanças que quiser no sistema.

4) Ainda pelo Terminal execute o comando "cd diretório" para abrir o diretório onde você salvou o Adobe Air, eu o salvei na pasta "Downloads", portanto, o meu comando será o "cd Downloads".

5) Agora execute o comando "./arquivo.bin" para executar o ".bin" a ser instalado no computador. Após a sua execução do comando o Adobe Air abrirá o seu instalador para serem feitas as configurações. Você somente segue os passos da instalação, somente clicando em concordo e avançar.



Pronto, finalizamos a instalação do Adobe Air, lembre-se que esse passo-a-passo serve para qualquer arqueivo ".bin", usei o Adobe Air somente como um mero exemplo.

Instalação do Adobe Air finalizada no Ubuntu 9.10

0 comentários:

Postar um comentário