Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

Como instalar adicionais de convidado numa máquina virtual Linux/Ubuntu no VirtualBox

O VirtualBox é um programa que serve para a criação de máquinas virtuais. Por padrão, quando as máquinas são instaladas, não é possível colocá-las em tela cheia. Isso só pode ser feito através da instalação de um pacote chamado adicionais para convidado. Numa máquina virtual do Windows, isso é feito rapidamente principalmente devido à facilidade que é a instalação, mas no Linux essa instalação é um pouco mais complicada.... um pouco... porque no final das contas, o que complica é o pouco conhecimento de Linux dos usuários. No geral é um processo simples. Esta é a máquina sem as adicionais de convidado instaladas.

] 

Você acessa o menu: Dispositivos > Instalar Adicionais para Convidado.  






Quando fizer isso, o VirtualBox carregará o disco virtual de instalação das adicionais de convidado. Abra-o. Esse disco virtual possui tanto os arquivos de instalação para o Windows quando para o Linux. Você procura o arquivo autorun.sh, esse é o arquivo a ser executado para a instalação das adicionais para convidado.      




Esse disco virtual possui tanto os arquivos de instalação para o Windows quando para o Linux. Você procura o arquivo autorun.sh, esse é o arquivo a ser executado para a instalação das adicionais para convidado.


Execute o arquivo autorun.sh, será aberta essa janela perguntando a ação que você quer fazer com o arquivo, selecione a opção Executar em Terminal. Será aberto automaticamente o terminal e será feita a instalação das adicionais de convidado na máquina virtual Ubuntu. Pronto, após esses passos, a instalação terá sido feita com sucesso. Você já poderá colocar a máquina em tela cheia =D.



Máquina virtual do Ubuntu com as adicionais de convidado instaladas.

0 comentários:

Postar um comentário