Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

Programando em Java no NetBeans: Componentes Gráficos - Parte 3 - Caixa de Seleção, Campo de Texto Formatado e Campo de Senhas

Continuando a parte dos componentes gráficos do NetBeans IDE, usado para programar em java, nessa postagem irei abordar mais 3 componentes gráficos que são muito usados em softwares, em sistemas computacionais: Caixa de Seleção, Campo Formatado e Campo de Senhas.

- Caixa de Seleção (CheckBox)

O componente Caixa de Seleção, também chamado de CheckBox, é um componente gráfico, uma caixinha que marca e desmarca muito usado em softwares e também na internet, aparece muito em nosso dia-dia computacional, ele está presente em situações de múltipla escolha, ou seja, quando nós temos disponíveis várias opções e podemos selecionar várias delas. (Ex: Tipos de filme que você gosta, interesses, configurações em que você pode selecionar vários itens etc.).A caixa de seleção é exatamente o oposto do Botão de Opção (Radio Button) e da Caixa de Combinação (ComboBox), pois nos dois podemos selecionar uma em entre muitas opções, e a Caixa de Seleção é um componente que permite a seleção de várias opções simultaneamente, como foi dito anteriormente. Para adicioná-lo ao formulário, a mesma coisa dos outros componentes, é só arrastá-la da paleta do Swing até o formulário em que será colocada. - Propriedades da Caixa de Seleção:
  • selected: propriedade que define se a caixa de seleção aparecerá marcada (ou não) quando o formulário for acionado, é só deixar esta opção marcada em cada caixinha que estiver n esta condição;
  • text: para definir o texto que aparecerá na caixa de seleção;
  • enabled: propriedade que deixa a caixa de seleção selecionável ou não.
- Pratica: Agora que já vimos alguns conceitos iniciais sobre a caixa de seleção, vamos fazer um pequeno software que a utilize, ele terá que mostrar em um campo de texto o texto que está na caixa de seleção quando ela for acionada, e quando for acionada, ela terá que ser desativada. Para isso, crie um projeto no NetBeans IDE........
  • Adicione ao formulário 3 caixas de combinação, arrastando-as da paleta de componentes do swimg;
  • Coloque um rótulo no formulário com o texto: "sucos que eu gosto"
  • Mude os textos das caixas de combinação para como você preferir.... Eu vou colocar Laranja, Abacaxi, Caju;
  • Coloque um campo de texto abaixo das caixas de seleção (que receberá o texto quando clicarmos nas caixinhas);
Pronto, terminamos a interface, deve ter ficado algo parecido com a imagem ao lado, feito isso, agora vamos colocar no programa o código que lhe dará a funcionalidade proposta.Para colocar o código, clique com o botão direito do mouse em cada caixa de seleção, clique em eventos, depois em item, e por último em itemStateChanged, esse evento realiza alguma ação quando a caixa de seleção é marcada ou desmarcada, ou seja, quando o seu estado é mudado.
Após a seleção do evento, o NetBeans gerará o código do Evento,  Fsomente criará o procedimento, o usuário é quem colocará o código executado:
Para que o programa execute a ação proposta, coloque o seguinte código dentro do procedimento que foi gerado de cada caixa de seleção, mudando apenas o nome da variável dos componente:
String a = (String)jCheckBox1.getText();
jLabel1.setText(a);
jCheckBox1.setEnabled(false);
Pronto, agora você já pode executar o programa e testar o que foi feito apertando F6. Após todos os passos que fizemos, deve ter acontecido isso quando você testou o programa:
- Campo de Texto Formatado (jFormmatedTextField)
O campo de texto formatado é um componente muito parecido com o Campo de Texto(jTextField) e como seu próprio nome sugere, é um componente usado em ambientes de programação quando precisamos inserir dados num programa, e esses dados. É muito comum seu uso tanto em softwares desktop, quanto em sistemas web, principalmente em sistemas de cadastros, pois dados como CPF, Telefone, Identidade, CEP, entre vários outros, são padronizados e sempre possuem o mesmo número de caracteres.
- Propriedades do Campo Formatado
As propriedades do campo de texto formatado são todas iguais ao do Campo de Texto, que você pode encontrar em um post anterior, por isso não vou adentrar em suas propriedades básicas, a única propriedade do campo formatado que eu vou falar é a formatterFactory, ela define a configuração do formato do dado a ser inserido no componente. Só pra lembrar: a configuração depende do dado que for inserido.
Acima você viu a tela que você configura o campo formatado, aí estão todas as opções de formatação. Só quero chamar atenção pra opção máscara (a última), nessa opção você não precisa obedecer a uma regra como nas anteriores (número, data, hora.....), você faz do jeito que quiser. Para alterar o formato, você vai na configuração formato, esses "#" são os números que são inseridos, são os que podem ser mudados pelo usuário do sistema, qualquer outro caractere que você colocar ficará estático, ou seja, impossibilitado de mudança.
- Campo de Senha (jPasswordTextField)
Sobre este elemento gráfico, eu não tenho muito o que falar... Ele somente serve pra uma coisa: para digitarmos senhas em programas e em sistemas web, quem nunca digitou uma senha em qualquer coisa por aí, só se nunca usou a internet. Nesse elemento, tudo o que nós digitarmos é transformado nesses pontinhos que aparecem aí na imagem ao lado. Todas as propriedades do campo de senha são iguais ao do campo de texto, que você pode encontrar em um dos posts anteriores.
Vamos agora a um exemplo prático em que usaremos alguns componentes que já foram discutidos por aqui, iremos fazer um pequeno verificador de senhas, aquando nós apertarmos um botão que estará no formulário, ele verifica se a senha é correspondente ao CPF que foi digitado. Para isso, crie um novo projeto no NetBeans IDE.......
  • Adicione um formulário no projeto;
  • Dentro do formulário coloque um rótulo (jLabel) com o texto Verificador de Senha Simples;
  • Coloque um Campo de Texto Formatado no formulário, formatado para receber os dados de um CPF, uma dica de como fazer está aí na imagem abaixo;
  • Coloque um Campo de Senha no formulário, mas apague o texto que estiver na propriedade text;
  • Coloque um botão no formulário com o texto Verificar, assim que ele for acionado, ele verificará a senha;
  • Para terminar a interface, coloque uma caixa de texto no formulário, ele receberá um texto que dirá se a senha está correta ou não;
  • O CPF é: 000.000.000-00 e a Senha é: 1234.
Terminamos a interface, a sua deve ter ficado mais ou menos assim:
Agora iremos adicionar ao formulário, o código que fará que a verificação da senha, para isso, dê um duplo clique no botão e adicione o seguinte código no procedimento:
        String CPF = jFormattedTextField1.getText();
        String senha = jPasswordField1.getText();
        if ("000.000.000-00".equals(CPF)  && "1234".equals(senha))
        {
                  jTextField1.setText("Senha Correta");
        }
        else
        {
                  jTextField1.setText("Senha Incorreta");
        }
Depois de terminarmos todos os passos do programa, já podemos testar tudo aquilo que foi feito, nesses casos é recomendável que se faça dois testes, um com a senha correta e outro com os dados digitados incorretamente.

0 comentários:

Postar um comentário